Roberto Tadao Magami Junior

Noticias

Últimas notícias jurídicas

A REGULAMENTAÇÃO E A FISCALIZAÇÃO DOS DENOMINADOS “CARTÕES DE DESCONTOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE” SÃO DE COMPETÊNCIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE.

A Lei n. 9.656/1998, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, em seus arts. 1º, § 1º, e 16, informa que as pessoas jurídicas de direito privado que operam planos de assistência à saúde se submetem às suas disposições, estando subordinadas às normas e à fiscalização da ANS qualquer modalidade […]

A REGULAMENTAÇÃO E A FISCALIZAÇÃO DOS DENOMINADOS “CARTÕES DE DESCONTOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE” SÃO DE COMPETÊNCIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE. Read More »

SERVIDOR PÚBLICO. DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. PENA DE SUSPENSÃO. RECURSO HIERÁRQUICO. LIMITAÇÃO DE SUA TRAMITAÇÃO A TRÊS INSTÂNCIAS ADMINISTRATIVAS (ART. 57 DA LEI N. 9.784/1999). POSSIBILIDADE DE INTERPOSIÇÃO DE APENAS DOIS RECURSOS.

Ainda que o art. 57 da Lei n. 9.784/1999 preveja o curso recursal por até três diversas instâncias administrativas, não será dado ao sucumbente manejar três sucessivos recursos, mas somente dois (um perante a instância de origem e um segundo, junto à instância administrativa imediatamente superior), sob pena de se percorrer quatro instâncias administrativas. Nos

SERVIDOR PÚBLICO. DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. PENA DE SUSPENSÃO. RECURSO HIERÁRQUICO. LIMITAÇÃO DE SUA TRAMITAÇÃO A TRÊS INSTÂNCIAS ADMINISTRATIVAS (ART. 57 DA LEI N. 9.784/1999). POSSIBILIDADE DE INTERPOSIÇÃO DE APENAS DOIS RECURSOS. Read More »

STJ DEFINE QUE ROL DA ANS NÃO É TAXATIVO PARA PLANOS DE SAÚDE

A Lei nº 14.454/22, que alterou a Lei nº 9.656/98, estabeleceu critérios que permitem a cobertura de exames ou tratamentos não incluídos no rol. Assim, a alteração legislativa dispôs expressamente que o rol de procedimento da Agência Nacional de Saúde (ANS) deve ser tido como uma exigência mínima para a definição da cobertura obrigatória dos

STJ DEFINE QUE ROL DA ANS NÃO É TAXATIVO PARA PLANOS DE SAÚDE Read More »

JUROS DE MORA INCIDEM EM PAGAMENTO FEITO APÓS DERRUBADA DE LIMINAR, DIZ STJ

Ainda que tenha agido amparado por uma liminar, o devedor é responsável pelo não pagamento das mensalidades de plano de saúde. Assim, caso a decisão provisória venha a ser cassada, ele deve se sujeitar aos juros moratórios ao restituir as quantias que deixou de pagar. Com esse entendimento, a 3ª Turma do STJ ordenou que

JUROS DE MORA INCIDEM EM PAGAMENTO FEITO APÓS DERRUBADA DE LIMINAR, DIZ STJ Read More »

DECISÃO DO STJ EM RECURSO CONTRA ACÓRDÃO QUE CONFIRMA PRONÚNCIA NÃO É CAUSA INTERRUPTIVA DE PRESCRIÇÃO

A 5ª Turma do STJ estabeleceu que as suas decisões proferidas no âmbito de recurso interposto contra acórdão que confirmou a pronúncia não estão inseridas entre as causas interruptivas da prescrição, nos moldes previstos pelo artigo 117, inciso III, do Código Penal (CP). As causas interruptivas da prescrição da pretensão punitiva listadas no referido dispositivo

DECISÃO DO STJ EM RECURSO CONTRA ACÓRDÃO QUE CONFIRMA PRONÚNCIA NÃO É CAUSA INTERRUPTIVA DE PRESCRIÇÃO Read More »

ENTE FEDERADO. PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE SAÚDE. CUMPRIMENTO DE DETERMINAÇÃO JUDICIAL. AÇÃO REGRESSIVA. OPERADORA PRIVADA DE PLANO DE SAÚDE. POSSIBILIDADE.

O ente federado pode promover diretamente ação judicial contra operadora privada de plano de saúde para ressarcimento de valores referentes a prestação de serviço de saúde em cumprimento de ordem judicial. A controvérsia consiste em saber se o art. 32 da Lei nº 9.656/1998 permite que os entes federados, ao cumprirem diretamente ordem judicial de

ENTE FEDERADO. PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE SAÚDE. CUMPRIMENTO DE DETERMINAÇÃO JUDICIAL. AÇÃO REGRESSIVA. OPERADORA PRIVADA DE PLANO DE SAÚDE. POSSIBILIDADE. Read More »

APLICA-SE O REGIME NORMATIVO PRESCRICIONAL DAS PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PÚBLICO, PREVISTO NO DECRETO N. 20.910/1932 E NO DECRETO-LEI N. 4.597/1942, ÀS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA COM PERSONALIDADE DE DIREITO PRIVADO QUE ATUEM NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS SEM FINALIDADE LUCRATIVA E SEM NATUREZA CONCORRENCIAL.

Nesta Corte Superior, durante bastante tempo, prevaleceu orientação de que o prazo de prescrição quinquenal, previsto no Decreto n. 20.910/1932 e no Decreto-Lei n. 4.597/1942, aplicava-se apenas às pessoas jurídicas de direito público (União, Estados, Municípios, Distrito Federal, autarquias e fundações públicas), excluindo-se, portanto, as pessoas jurídicas de direito privado da Administração Pública Indireta (sociedades

APLICA-SE O REGIME NORMATIVO PRESCRICIONAL DAS PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PÚBLICO, PREVISTO NO DECRETO N. 20.910/1932 E NO DECRETO-LEI N. 4.597/1942, ÀS ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA COM PERSONALIDADE DE DIREITO PRIVADO QUE ATUEM NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS SEM FINALIDADE LUCRATIVA E SEM NATUREZA CONCORRENCIAL. Read More »

LEI Nº 14.809, DE 12 DE JANEIRO DE 2024, ALTERA A LEI Nº 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993 (LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL)

Para estabelecer que os valores recebidos a título de auxílio financeiro temporário ou de indenização por danos sofridos em decorrência de rompimento e colapso de barragens não serão considerados renda para fins de elegibilidade a programas socioassistenciais.

LEI Nº 14.809, DE 12 DE JANEIRO DE 2024, ALTERA A LEI Nº 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993 (LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL) Read More »

CONSOANTE A SISTEMÁTICA ADOTADA PELO DECRETO N. 6.514/2008, ENTRE 2008 E 2019, A INTIMAÇÃO POR EDITAL, FIXADO NA SEDE ADMINISTRATIVA E NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, PARA A APRESENTAÇÃO DE RAZÕES FINAIS, SÓ PODERIA OCORRER, LICITAMENTE, QUANDO A AUTORIDADE JULGADORA NÃO AGRAVASSE A PENALIDADE QUE A AUTUAÇÃO IMPUSERA AO INTERESSADO.

De acordo com o art. 122, parágrafo único, do Decreto n. 6.514/2008 – com a redação que lhe deu o Decreto n. 6.686/2008, e que permaneceu vigente até a edição do Decreto n. 9.760/2019 -, o interessado, em processo administrativo instaurado para a apuração de infrações ambientais, pode ser intimado por edital, para a apresentação

CONSOANTE A SISTEMÁTICA ADOTADA PELO DECRETO N. 6.514/2008, ENTRE 2008 E 2019, A INTIMAÇÃO POR EDITAL, FIXADO NA SEDE ADMINISTRATIVA E NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, PARA A APRESENTAÇÃO DE RAZÕES FINAIS, SÓ PODERIA OCORRER, LICITAMENTE, QUANDO A AUTORIDADE JULGADORA NÃO AGRAVASSE A PENALIDADE QUE A AUTUAÇÃO IMPUSERA AO INTERESSADO. Read More »

A GRATIFICAÇÃO ESPECIAL DE ATIVIDADE DE COMBATE E CONTROLE DE ENDEMIAS – GACEN É EXTENSÍVEL AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS QUE SE ENQUADRAREM NA HIPÓTESE LEGAL, PRESSUPONDO A PERCEPÇÃO DA GRATIFICAÇÃO QUANDO O SERVIDOR AINDA ESTAVA EM ATIVIDADE.

O caput do artigo 54 da Lei n. 11.784/2008 instituiu, a partir de 1º de março de 2008, a Gratificação de Atividade de Combate e Controle de Endemias – GACEN, devida aos ocupantes dos cargos de Agente Auxiliar de Saúde Pública, Agente de Saúde Pública e Guarda de Endemias, do Quadro de Pessoal do Ministério

A GRATIFICAÇÃO ESPECIAL DE ATIVIDADE DE COMBATE E CONTROLE DE ENDEMIAS – GACEN É EXTENSÍVEL AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS QUE SE ENQUADRAREM NA HIPÓTESE LEGAL, PRESSUPONDO A PERCEPÇÃO DA GRATIFICAÇÃO QUANDO O SERVIDOR AINDA ESTAVA EM ATIVIDADE. Read More »